Padres Elmiran e Élcio são homenageados pela Câmara de SV
Religiosos receberam títulos de Cidadão Vicentino nesta terça (3)
A Câmara Municipal de São Vicente homenageou, na noite desta terça-feira (3), dois homens que têm sido referência nas comunidades em que atuam: os padres Elmiran Ferreira Santos e Élcio de Assis Machado, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, passaram a ser os mais novos cidadãos vicentinos, em reconhecimento ao trabalho pastoral e à dedicação religiosa realizadas na Cidade.
A honraria foi concedida em sessão solene, na sede do Legislativo vicentino, e foi marcada pela emoção e gratidão. Autoridades, fiéis, familiares e representantes da comunidade também estiveram presentes para prestar homenagens aos dois sacerdotes por suas contribuições à vida espiritual e social da cidade.
O autor dos projetos, Fernando Paulino, presidiu a sessão, que contou também com a presença do vereador Adílson da Farmácia e de autoridades do Executivo. "Foi uma noite especial, porque honramos e celebramos a vida de duas pessoas muito especiais, que atuam há anos junto à sociedade vicentina, contribuindo com seus olhares de amor, esperança, trabalho e fé", comentou Paulino.
Histórico
Coube ao padre Elmiran o privilégio de participar de um momento muito especial para a Igreja Católica no Brasil. Certa vez, uma paroquiana o procurou, pois passava por um momento de aflição pela enfermidade de seu esposo, que estava entre a vida e a morte.
Mario Santana Neto, secretário Executivo do prefeito, relembrou que o padre Elmiran prontamente atendeu-a, entregou-lhe uma relíquia de Madre Tereza de Calcutá. "Eles rezaram juntos e o impossível aconteceu. No dia seguinte, o esposo estava totalmente curado dos tumores cerebrais. Este milagre ocorrido na cidade de São Vicente foi investigado pela Santa Sé e aprovado pelo Santo Padre Papa Francisco, que canonizou Madre Tereza de Calcutá por este milagre vicentino", relembrou.
O padre Élcio de Assis Machado, por sua vez, destacou que o desafio dos padres é pastorearem a comunidade. "Assim também é na nossa cidade. Nós temos que lutar para que isso aconteça na nossa sociedade. Quando uma comunidade se une, não é impossível que a gente colha os frutos. Nós vivemos em um país dividido, mas devemos nos lembrar que o poder existe para servir".
Quem são os homenageados
O padre Elmiran Ferreira Santos, atualmente pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em São Vicente, nasceu em Santo Amaro das Brotas, no estado de Sergipe, em 1965. Ele começou sua caminhada vocacional ainda na infância. Aos 16 anos, mudou-se para Aracaju e iniciou a participação em encontros vocacionais, transferindo-se posteriormente para Santos/SP, onde ingressou no Seminário Diocesano São José.
Ordenado sacerdote em 1996, padre Elmiran atuou em diversas paróquias, antes de assumir, em 2004, a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em São Vicente. Além de suas atividades paroquiais, desempenha funções na Diocese de Santos, como coordenador Diocesano de Pastoral, assessor da Pastoral Missionária e da Infância e Adolescência Missionária, e membro do Conselho Presbiteral.
Já o padre Élcio de Assis Machado nasceu em 1968, em Ribeirão Preto (SP), e foi ordenado sacerdote em 2000, integrando a Comunidade Missão Providência do Sul. Chegou à Diocese de Santos em 2002 e, desde 2016, atua em São Vicente, onde foi administrador paroquial da Paróquia São João Evangelista e, posteriormente, pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida.
Com uma vocação missionária, padre Élcio também integrou a Comunidade Missionários da Providência Santíssima, e desde 2021 faz parte da Equipe de Coordenação da Escola Diaconal da Diocese, contribuindo com a formação de novos diáconos e com o fortalecimento da ação evangelizadora na região na Igreja Católica.
.