Câmara homenageia presidente da Adesaf com Medalha de Mérito Científico e Tecnológico
A Câmara Municipal de São Vicente homenageou com a Medalha de Mérito Científico e Tecnológico do Município a pedagoga e ativista social Fernanda Gouveia.
A honraria foi entregue na manhã desta segunda-feira (30), em reconhecimento ao trabalho de Gouveia à frente do Núcleo de Atenção à Saúde e Cuidados Integrativos (Nasci). Ligado ao Instituto Adesaf - que também foi homenageado com o Prêmio de Eficiência - o Nasci vem se destacando pelo desenvolvimento de pesquisas e produção de medicamentos à base de canabidiol.
Autor da propositura, o vereador Jefferson Cezarolli destacou a relevância do projeto. "Estamos reconhecendo uma iniciativa que contribui significativamente para o avanço da tecnologia, da ciência e da inclusão no nosso Município".
Criado em 1º de abril de 2023, o Nasci atua no atendimento de pacientes com patologias, transtornos e síndromes como epilepsia, autismo, ansiedade, depressão, transtorno pós-traumático, dores crônicas, Alzheimer e Parkinson.
Com uma equipe especializada de médicos e profissionais parceiros, o núcleo realiza o cultivo orgânico e a produção associativa de medicamentos à base de cannabis, promovendo o acesso ao tratamento de forma segura, responsável e inclusiva.
A entrega da medalha ocorreu em cerimônia no plenário da Câmara e contou com a presença de autoridades, representantes da sociedade civil e profissionais da área da saúde.
Reações
O deputado estadual Caio França enalteceu o trabalho de Gouveia e da Adesaf. "Este é um tema muito importante em todo o Brasil. Muitas famílias têm vivido avanços significativos graças à canabis. E a Adesaf tem contribuído com excelência neste sentido".
Representando o Poder Executivo, a vice-prefeita Sandra Conti citou a importância da Cidade contar com entidades parceiras e preoucupadas com o bem-estar social. "A Adesaf está deixando um legado na Cidade, seja na Saúde, seja na Educação".
Já a homenageada lembrou um pouco da sua trajetória e destacou o quanto a medicina canábica ainda é alvo de críticas. "Este tema mexe com muita coisa. Ainda é preciso combater o preconceito existente. Avançamos bem, mas ainda temos muita luta pela frente", comentou Fernanda Gouveia.